Post Page Advertisement [Top]

Câmara e Sindicato definem reajuste de 10% a servidores do legislativo

Câmara e Sindicato definem reajuste de 10% a servidores do legislativo

Uma reunião realizada nesta quarta-feira (12), entre o presidente da Câmara de Marília Eduardo Nascimento (PSDB), os vereadores Luiz Eduardo Nardi (Podemos), Evandro Galete (PSDB) e o Sindicato dos Servidores da Câmara, definiu o reajuste anual do dissídio coletivo de 2023 em 10%.



Durante a Pandemia, servidores tiveram salários congelados nos anos de 2020 e 2021, com base na Lei Complementar (Federal) 173/20, que determinou o congelamento de reajustes para repasse de recursos para o combate ao Coronavírus. Em 2022 o índice inflacionário foi de 10,06% com reajuste de 4% aos servidores da Câmara. O pleito do Sindicato para este ano era de 21,57%.

“O índice inflacionário acumulado dos anos de 2019, 2020, 2021 e 2022 ficou em 24,57%. Com base nisso, propusemos a recuperação salarial de 21,57%. No ano passado o reajuste foi de 4%, porém, a alíquota previdenciária aumentou 3%. Ou seja, nossa reposição foi de apenas 1%. Hoje, tivemos a oportunidade de negociar com o presidente Eduardo Nascimento e com os vereadores. Entendemos que a possibilidade do legislativo é de recuperação de perda salarial gradativa e, por isso, após ouvirmos os servidores, aceitamos a proposta de 10%, que já elimina metade da nossa defasagem salarial”, disse Fernando Muta, presidente do sindicato dos servidores da Câmara.

Para o presidente Eduardo Nascimento disse que o reajuste visa atenuar as perdas.

“Os servidores perderam o poder de compra no período de pandemia e pós pandemia. Só o acumulado da inflação ficou na casa dos 24%. Diante disso, fizemos um estudo de impacto financeiro do reajuste, conversamos com o sindicato e com os servidores e acordamos que a recuperação das perdas salariais deve acontecer, mas de maneira gradativa. Desta forma, decidimos conceder o reajuste de 10%, que está ao nosso alcance, sempre respeitando os cofres públicos. Os servidores entenderam e consideraram a proposta transparente e justa. O dissídio é um direito dos servidores e se depender desta presidência, toda perda será recuperada, em breve”, disse Nascimento.

O presidente do sindicato dos servidores da Câmara, Fernando Muta agradeceu o presidente Eduardo Nascimento.

“Acho que a negociação foi justa e saímos da reunião satisfeitos com o reajuste proposto. Só temos a agradecer o presidente Eduardo Nascimento e os vereadores Evandro Galete e Nardi que nos apoiaram nesta demanda”, disse.

O Projeto de Lei Complementar de reajuste dos servidores da Câmara deve ir à votação na próxima Segunda-feira (17).

 

Foto: Will Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]