Deu início, na Câmara Municipal, nessa segunda-feira (25), a tramitação do Projeto que modifica a lei Lei nº 7035/09 que prevê eleição direta para a maioria dos representantes do Conselho Municipal de Esportes e tornando o mesmo com caráter deliberativo, ou seja, com poder de analisar e sugerir as políticas públicas de esporte que serão implantadas no município, além de criar o Fundo Municipal de Desenvolvimento Esportivo - FMDE.
As mudanças foram sugestão do Secretário Municipal de Esportes e Lazer – Eduardo Nascimento – que acredita na participação popular para construção de políticas públicas “ Sempre acreditei que qualquer gestão pública deve ouvir as demandas da população para seguir uma forma democrática de administração. O esporte é um segmento que necessita de legado, de políticas públicas que ultrapassem gestão, por isso ouvindo e debatendo com atletas decidimos que o caráter deliberativo era fundamental, além de a maior parte dos membros serem eleitos por voto direto e não por indicação do poder público. Em relação ao Fundo Municipal de Esporte é importante porque beneficia os atletas locais, pois haverá a possibilidade de fomento a ações de investimento em atletas e no esporte. Quando levei a demanda para o prefeito Daniel Alonso ele logo deu início a todo o processo. Quero agradecer ao prefeito em nome de todos os atletas por essa mudança significativa, a qual, logo após aprovação do projeto, daremos início a construção do nosso Plano Municipal de Esportes”, explica.
O titular da pasta lembra ainda que em novembro – com data a ser definida- será realizada em Marília a I Conferência Municipal de Esportes com a presença da Secretária de Esportes de Franco da Rocha – Silmara Ciamponi – que explanará sobre o Plano Municipal de Esportes implantado no seu município. Importante destacar que Franco da Rocha é a primeira cidade do país a implantar o plano. No evento também serão escolhidos por voto direto os novos membros do Conselho Municipal de Esporte e em seguida, formada a comissão do FMDE e a construção do Plano Municipal de Esportes.
Outro Projeto sugere a inclusão da juventude na pasta de Esportes e Lazer
Já está também na Câmara Municipal o Projeto de Lei que prevê a mudança da nomenclatura da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer(SEL) para Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e Juventude(SELJ).
A iniciativa do Projeto é da Prefeitura de Marília a pedido do Secretário Municipal de Esportes e Lazer - Eduardo Nascimento - o qual considera o esporte instrumento de inclusão social, educação e acesso à cidadania e que o papel da juventude é cada vez mais reconhecido como de fundamental importância ao processo de desenvolvimento de qualquer país do mundo, " Temos uma meta, a qual deve ser a de consolidar a questão da participação da juventude por meio do esporte, os programas de incentivo à formação técnica, intelectual e políticas de trabalho, ou seja, dar voz aos jovens e prepará-los para os desafios do futuro: como mudanças climáticas, desemprego e desigualdade. E para isso vamos trabalhar", finaliza Nascimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário