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Eduardo Nascimento cobra de Concessionária e autoridades providências sobre a redução de acidentes na curva do HC

Eduardo Nascimento cobra de Concessionária e autoridades providências sobre a redução de  acidentes na curva do HC

 

O presente da Câmara de Marília solicitou, por meio de requerimento, informações à Concessionária Eixo sobre estudos para reduzir os acidentes na Rodovia do Contorno (trecho urbano da SP-294).


Requerimento do Presidente da Câmara – Eduardo Nascimento – solicita à Concessionária Eixo – responsável por sete pedágios na SP/294 – e a autoridades envidarem esforços e estudos para tentar sanar o problema de constantes acidentes e tombamentos de carretas e caminhões na curva do Hospital das Clínicas - HC- (sentido Campus Universitário) na Rodovia do Contorno (trecho urbano da SP-294), em Marília.



Importante destacar que os acidentes neste local tornaram-se rotineiros e nada é realizado para amenizar a situação, a qual coloca em risco vidas humanas.

Alguma providência necessita ser tomada, pois quase toda semana há acidentes neste trecho da curva do HC e infelizmente, sempre tem alguém ferido. Na última sexta-feira(17) tombou um caminhão que transportava placas de energia solar que se espalharam por parte da pista. Ou seja, esses acidentes neste local estão se tornando roteiros e não podemos normatizar isso, por isso decidi solicitar informações de estudos que estão sendo realizadas pela Concessionária para, pelo menos, amenizar o problema”, disse.

Nascimento comentou ainda que conversou com um amigo que é engenheiro na semana passada e ele explicou o que acontece na curva, além do problema de desnivelamento, que estaria "jogando" os veículos pesados para o acostamento.

Este amigo engenheiro me explicou que quando um veículo entra em uma trajetória curva, ele passa a sentir os efeitos da força centrífuga, que age no sentido de dentro para fora da curva, dificultando a realização do percurso. Dessa forma, utilizamos a superelevação para contrabalancear a força centrífuga e os esforços laterais, de modo a auxiliar o veículo a realizar a curva de maneira mais confortável e segura. As curvas de transição, segundo o especialista, são raios que ficam entre o infinito (reta) e a curva circular (que significa a curva propriamente dita). A curva de transição reduz a força centrífuga, que tende a jogar o veículo para fora da estrada. Já a curva de superelevação é uma leve inclinação na extremidade da curva, que ameniza a força centrífuga e evita, por exemplo, a capotagem”, explicou.

Segundo o Presidente da Câmara – Eduardo Nascimento – uma solução rápida, sugerida pelo especialista, para os problemas na curva; é pensar na estrada como uma grande folha de papel. Um traçado desenhando a superlargura e a curva de transição poderia ser suficiente, já que o motorista se guia muito pela sinalização horizontal, que são as linhas pintadas no asfalto. Isso pode pegar um pouco do acostamento, mas vai reduzir, com certeza, o número de acidentes.

Por isso, precisamos de informações, se há estudos sendo realizados pela equipe de engenharia da empresa prestadora de serviços no local. Até para diminuir o número de acidentes, pois vidas humanas são inegociáveis e únicas. Precisamos zelar pela segurança dos motoristas que utilizam a rodovia do contorno”, finalizou.

Foto: Divulgação 

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